sexta-feira, 7 de junho de 2013

             Atividade Individual - Daniel Moscardini


            Avaliação: Atividade que visa identificar o valor do documento, para fins da definição de seus prazos de guarda e de sua destinação final (eliminação ou guarda permanente).

             Aquisição: Refere-se  a entrada de documentos nas 3 idades documentais.
     
      Conservação/Presevarção: Conservação é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento). Preservação é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais. 

       Classificação: é uma função importante para a transparência e o compartilhamento de informações, que são caminhos seguros para a tomada de decisão, para a preservação da memória técnica e administrativa das organizações contemporâneas e para o pleno exercício da cidadania. Ela é uma atividade reconhecida, pela maior parte dos autores que tratam da questão, como matricial. Ela precede todas as outras atividades.

      Descrição: Processo que estabelece pontos de acesso para facilitar a recuperação dos documentos ou da informação;

       Difusão/acesso: Destinada a tornar acessíveis os documentos e promover sua utilização.

Os documentos digitais, são também documentos arquivísticos, logo, as atividades devem ser aplicadas para que um padrão seja formado e facilitando o trabalho do arquivista. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário