quarta-feira, 17 de abril de 2013

Atividade de Organização Documental da Empresa MCEByte


  • Antes o nosso grupo classificou como documentos de arquivo,e depois criamos grandes grupos e separamos por assunto.
1- Cadastro.
2- Contabilidade.
3- Publicidade.
4- Pedidos.
5- Produtos.

  • Depois de criar uma grande grupo e separar por assunto, criamos pequenos grupos com os documentos da empresa MCEBytes.
1- Cadastro Funcional.
2-Nota Fiscal com Tabela de Preços.
3- Pedidos dos Clientes.
4- Viagem do Impossível.

  • Nosso Plano de Classificação ficou assim:
1- Cadastro.
1.1- Funcional.
1.1.1- Cadastro Funcional.

2- Contabilidade.
2.1- Nota Fiscal.
2.2- Tabela de Preços.

3-Publicidade.
3.1- Cartaz.

4- Pedidos.
4.1- Pedidos do Cliente.

5- Produtos.
5,1- Viagem do Impossível.

4 comentários:

  1. Olá, Boa noite!

    O plano apresentado pelo grupo é sucinto. Traz alguns vícios conceituais, como a classificação por assunto.

    "Seria conveniente que o uso do termo 'assunto' fosse evitado, pois se refere, mais propriamente, ao conteúdo estrito do documento" (GONÇALVES, 1998. p.23).

    Ao limitarmos um plano à classificação por assunto estamos fadados a não chegar, de fato, ao documento. Faz-se necessário um nível de generalidade ideal, que configure um ambiente que propicie ao documento a transparência quanto a sua função. Lembrando que o plano, juntamente com a ordenação, devem ser criados para facilitar a localização precisa da documentação. Nosso objetivo é chegar ao documento, não a uma pilha de documentos similares, certo?

    Analisar os planos que já vimos no decorrer dos anos na academia nos remete à ideia errônea de que um plano deve, necessariamente, possuir uma representação numérica. Tal fato vem se mostrando um limitador no decorrer do curso da disciplina de DTD, creio eu.

    Att.

    Carlos Vinícius dos Santos Oliveira - 09/0108914

    ResponderExcluir
  2. O comentário do colega Carlos Vinícius bem completo. A classificação do grupo ficou igual a do meu, não especificamos as séries documentais (JANICE, p.18) de todo os documentos no blog. Ficaram claras as respectivas funções e as atividades, bem especificadas, e todas ligadas ao seu produtor arquivístico. Ficou um plano simples, bem claro e direto.

    Laíssa Domingues - 11/0062671

    ResponderExcluir
  3. Respondendo ao comando do post: "Metendo o dedo na bagunça dos outros!", que se encontra no blog-mãe.

    Concordo com o colega Carlos Vinícius quanto a Classificação por assunto e sobre a utilização de representação numérica, porém meu grupo desenvolveu a atividade da mesma forma. Acredito que nos faltou uma visão mais crítica no momento de elaborar nossos planos. Além disso, o grupo não conhecia muitos exemplos de Planos de Classificação.
    Analisando o Plano de forma mais crítica, vejo que as características diplomáticas não foram listadas, de forma que a identificação do documento fica comprometida. Os aspectos dos quais senti falta são "suporte, forma, formato, gênero, espécie, tipo e contexto de produção.” (Janice, P. 18).
    Também acredito que seria interessante colocar informações como prazos de guarda e acesso, pois assim o Plano aponta mais referencias sobre o documento e a recuperação da informação é feita de forma eficaz.

    Camila de Souza da Silva 11/0059212

    ResponderExcluir
  4. Como os colegas afirmaram, o plano foi montado em modelo semelhante ao do CONARQ, por assunto. Além de tudo existe uma pequena falha que foi a falta de características diplomáticas e, na minha opinião, a destinação final e o acesso aos documentos. Certos documentos, como o cartaz de publicidade, deveriam claramente ser enquadrados como acesso público já que divulgam os serviços da empresa.
    Ao final vejo que o plano ficou bem simples e a utilização de classes numéricas facilita o entendimento e a fácil aplicação.

    Patrick Lelis
    11/0065034

    ResponderExcluir